Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

terça-feira, 30 de abril de 2013

A FUNÇÃO DO PRONOME SE



CLIQUE AQUI PARA A VERSÃO EM PDF.

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA

1. SE é pronome reflexivo quando indica que o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente da ação verbal. Pode ser substituído pela expressão a si mesmo(s). Assinale a alternativa em que SE tem a função de pronome reflexivo.

(A) A menina se vestiu rapidamente.
(B) Observam-se atitudes suspeitas dos rapazes.
(C) Vive-se bem no campo.
(D) Constroem-se casas no interior.

2. SE é índice de indeterminação do sujeito quando indica que o sujeito não está determinado na oração. Acompanha verbos intransitivos e transitivos indiretos sempre na 3ª pessoa do singular.

(A) Vendem-se casas.
(B) Constroem-se casas no campo.
(C) Vive-se bem na cidade.
(D) O jovem se cortou com a gilete.

3. SE é partícula apassivadora quando indica que o sujeito é o paciente, isto é, sofre a ação verbal. Acompanha verbos transitivos diretos e transitivos diretos e indiretos.

(A) Vive-se bem na cidade.
(B) Discute-se o direito de greve.
(C) O atleta se machucou durante o jogo.
(D) O garoto se cortou com a faca.

4. Releia os conceitos dos enunciados (1, 2 e 3) e identifique se o SE é pronome reflexivo, índice de indeterminação do sujeito ou partícula apassivadora.

a) Ela cortou-se com a faca.
b) Precisa-se de empregados.
c) Conserta-se geladeira.
d) Aluga-se um bom apartamento.
e) Compram-se bois.
f) Ele deixou-se levar pelos amigos.
g) Trabalha-se muito no interior.
h) Compram-se carros.
i) Vende-se este carro.
j) Costuram-se roupas.
k) Fizeram-se os exames.
l) Levaram-se as caixas.
m) Publicou-se um novo livro.
n) O jogador se machucou.
o) Os vencedores se abraçaram.
p) Vendem-se móveis usados.

5. Identifique se as frases estão na voz passiva sintética (se como partícula apassivadora) ou na voz reflexiva (se como pronome reflexivo).

a) Estabeleceu-se a norma do jogo.
b) Viu-se um buraco negro no céu.
c) Luísa levantou-se cedo.
d) Os atletas se cumprimentaram.
e) A menina cortou-se com a lâmina afiada.

CLIQUE AQUI PARA A VERSÃO EM PDF.


E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!




GABARITO


1A; 2C; 3B;

4) a) Pronome reflexivo
b) Índice de indeterminação do sujeito
c) Partícula apassivadora
d) Partícula apassivadora
e) Partícula apassivadora
f) Pronome reflexivo
g) Índice de indeterminação do sujeito
h) Partícula apassivadora
i) Partícula apassivadora
j) Partícula apassivadora
k) Partícula apassivadora
l) Partícula apassivadora
m) Partícula apassivadora
n) Pronome reflexivo
o) Pronome reflexivo
p) Partícula apassivadora

5) a) voz passiva sintética
b) voz passiva sintética
c) voz reflexiva
d) voz reflexiva
e) voz reflexiva


domingo, 21 de abril de 2013

ATIVIDADES 6º ANO - LEITURA, INTERPRETAÇÃO DO TEXTO E GRAMÁTICA



CONTEÚDO: leitura e interpretação de textos, tipos de frases, tempos verbais, substantivos e pronomes.

VERSÃO DA ATIVIDADE EM PDF: CLIQUE AQUI.


Leia o texto a seguir para responder às questões 01 a 03.

Centro-Oeste

Os bandeirantes paulistas trouxeram para a região a cultura do Sudeste. A dança do Cururu, encontrada no interior de São Paulo, aqui ganhou mais força. Dela, somente os homens participam. Eles tocam viola de cocho, típico instrumento mato-grossense, e reverenciam os santos com rimas e sapateados. A pamonha, iguaria apreciada nos arraiais do centro do país, vem do acaçá, prato africano feito de milho ralado quente envolvido em folhas de bananeira.

QUESTÃO 01: Os principais tempos verbais são presente, pretérito (passado) e futuro. Dos enunciados abaixo, aponte o único que esteja no tempo pretérito (passado). 

(A) Os bandeirantes paulistas trouxeram para a região a cultura do Sudeste.
(B) A pamonha é uma iguaria apreciada.
(C) Somente os homens participam.
(D) Eles tocam viola de cocho.

QUESTÃO 02: “A pamonha, iguaria apreciada nos arraiais do centro do país, vem do acaçá”. A palavra “iguaria” tem sentido de

(A) festa.
(B) dança.
(C) comida.
(D) cânticos.

QUESTÃO 03: No trecho “Nessa região, somente os homens participam da dança do cururu”. A ideia transmitida nesse período é de

(A) futuro.
(B) presente.
(C) pretérito (passado).
(D) nenhuma das alternativas.

QUESTÃO 04: Frase é todo enunciado de sentido completo, constituído por uma palavra ou um conjunto de palavras capaz de estabelecer comunicação. Inicia-se com letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação. Há quatro tipos de frases: interrogativa (expressa uma pergunta), declarativa (expressa uma declaração afirmativa ou negativa), imperativa (expressa uma ordem ou pedido) e exclamativa (expressa surpresa, emoção ou sentimento).

Assinale a frase que expressa uma ordem.

(A) Devolva meu lápis.
(B) O meu lápis é preto.
(C) Eu gosto de salada.
(D) Minha caneta é azul.

QUESTÃO 05: “Ele mal apontou no continente quando o cenário mudou como muda o cenário de uma ópera – em quinze minutos, o mar estava encapelado como a água de uma máquina de lavar roupas, começou a nevar violentamente e o vento soprava com fúria.”

No fragmento textual é possível afirmar que

(A) o narrador participa parcialmente da história.
(B) o narrador é personagem porque participa da história.
(C) o narrador não participa da história.
(D) não há narrador nesta história.

QUESTÃO 06: Complete o texto com os substantivos adequados, para que a história não perca o sentido.

aventuras - Itatiaia - amigos - corredeira - medo - rio - galhada - criança - bote

“Uma vez eu me perdi na serra de ....................... . Fiquei 24 horas andando, sem dormir e sem comer. [...] Mas a vez que tive mais ....................... foi quando eu e uns .......................... estávamos descendo o ........................... Formoso, no Mato Grosso, e uma .............................. sugou o ............................. para o fundo do rio. Fiquei enroscado numa ................ e não conseguia me soltar. Logo estava pronto para outra, mas que sufuco [...] Quase morri. Sempre me pergunto por que entro nessas ..................... . Acho que é por necessidade. Desde .................... sou assim e não consigo parar [...]".

QUESTÃO 07: “Seu Veiga, amante de boa leitura e cuja cachaça era colecionar livros, embora colecionasse também filhos, talvez com a mesma paixão, levou sua mania ao extremo de batizar os rebentos com nomes que tivessem relação com livros. Assim o mais velho chamou-se Prefácio da Veiga; o segundo Prólogo; o terceiro, Índice, e, sucessivamente, foram nascendo o Tomo, o Capítulo e, por fim, Epílogo da Veiga, caçula do casal.” (PORTO, Sérgio. História de um nome).

Pelo contexto da história, é possível deduzir que a palavra “rebentos” significa

(A) filhos.
(B) livros.
(C) velho.
(D) coleção.

QUESTÃO 08: “Baleias são mamíferos, não peixes. [...] As baleias, como o homem e os demais mamíferos, possuem sangue quente, respiram ar pelos pulmões e dão à luz filhotes bem desenvolvidos, que crescem sendo amamentados por suas mães. [...]”.

Substantivo comum é a palavra que nomeia seres de uma mesma espécie. Retire os substantivos comuns do trecho destacado.

QUESTÃO 09: Leia o bilhete escrito por Marta.

Rio de Janeiro, 20 de março de 2009.

Haroldo,
Estou muito chateada com Você. A gente briga toda hora, você não me compreende e... é um grosseirão! Cansei de esperar que você mudasse, e nada! Agora é tarde demais!
Cansei, não me procure mais.

Marta.

O trecho destacado no bilhete informa

(A) o cansaço de Marta.
(B) a insatisfação de Marta.
(C) a insatisfação de Haroldo.
(D) a incompreensão de Haroldo.

QUESTÃO 10: “Os morcegos surgiram há milhões de anos. Seus hábitos noturnos, a vida nas cavernas, a aversão à luz fizeram com que as pessoas relacionassem esses seres ao mal, ligando-os a histórias de terror, mistério e a imagens de vampiros”.

No texto, a palavra “seus” se refere a

(A) milhões.
(B) noturnos.
(C) histórias de terror.
(D) morcegos.

QUESTÃO 11: Leia o texto a seguir.

O PRIMEIRO ENCONTRO

Vocês se conheceram na escola, no clube, no shopping ou pela internet. Ao telefone ou trocando e-mails, ficaram horas e horas batendo papo. Descobriram que têm várias afinidades, que curtem a companhia um do outro e: buumm! Ele finalmente criou coragem e a convidou para sair. [...] Calma! O primeiro encontro sempre dá aquele friozinho na barriga. (Daniela Zuim. Revista Atrevida. São Paulo, 2001).

O texto acima foi publicado na revista atrevida. Levando em conta a revista de publicação, a que público a reportagem se dirige?

(A) Ao público idoso.
(B) Ao público adulto.
(C) Ao público adolescente.
(D) Ao público infantil, de até 6 anos.

QUESTÃO 12: Leia o texto a seguir:

“A verdade é que os morcegos são seres extraordinários. A capacidade de adaptação dos morcegos faz com que os morcegos sobrevivam em quase todas as regiões do planeta. Os morcegos só não sobrevivem em regiões de clima muito frio.”

O texto que você leu não possui coesão, porque há repetição da palavra "morcegos". Reescreva o texto substituindo as palavras "morcegos" por pronomes adequados.

Leia o texto a seguir para responder as questões 13 a 19.

BYE-BYE, BONECAS E CARRINHOS

Por Gabriela Cavalcanti

Existe uma fase na vida chamada puberdade. Todos, meninos ou meninas, passam por ela entre os 9 e 12 anos.
A puberdade representa a passagem da infância para a adolescência. Ou seja, quem chega a essa etapa vai deixando de ser criança, mas ainda é adolescente. A criança torna-se um pré-adolescente.
[...]
Com as transformações da puberdade, é comum surgirem dúvidas frente ao que está por vir.
Folhinha convidou seis crianças que estão passando pela puberdade para falar sobre essas transformações. Os pais pediram para não identificar o sobrenome dos filhos.

Folhinha – Qual a diferença entre o pré-adolescente e a criança?
Gregory, 11 – Quando você é criança, você não namora.
Folhinha – Vocês acham que a vida mudou?
Rafaella, 11 – Mudou. Eu comecei a entender as coisas.
Ornella, 12 – Mudou, porque as coisas que a gente gostava de fazer, hoje não gosta mais. Hoje, eu gosto de dançar, cantar, ir ao shopping.
Folhinha – Ornella, você paquera os meninos?
Ornella – Não, eu sou paquerada (risos).
Folhinha – Isabella, você acha que seu corpo é mais legal agora?
Isabella, 11 – Acho.
Folhinha – Qual a parte do corpo das meninas que os meninos mais observam?
Gregory – As pernas.
Stefano, 12 – O rosto.
Folhinha – O que as meninas mais olham nos meninos?
Ornella – Eu reparo no corpo. Se ele é magro, gordo ou bonitão.
Folhinha – O que é ser um garoto bonitão?
Ornella – É quando ele tem um corpo legal.
Folhinha – O que o pai de vocês deixa fazer hoje que não deixava antes?
Isabella – Ir ao cinema sozinha.
[...]
Folhinha – Vocês sentem alguma angústia, alguma tristeza, quando pensam que vão deixar de ser criança para ser adolescente?
Todos – Não.
Folhinha – As meninas preferem namorar um menino mais velho?
Todas – Sim.
Folhinha – E os meninos?
Stefano – Não, basta ser bonita e legal.
Alexis, 11 – Tem de ser legal e bonita, mas não pode ser mimada.

(Folha de S. Paulo, Folhinha, São Paulo, 7 nov. 1998, p. 4 (fragmento). In: SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2002, p. 27-28).

QUESTÃO 13: Segundo o texto, o que representa a puberdade?

QUESTÃO 14: Os pais pediram que os sobrenomes dos filhos não fossem apresentados. Por que será que os pais não autorizaram a apresentação do sobrenome dos filhos?

QUESTÃO 15: Observe que não é sempre que a idade aparece depois do nome dos entrevistados. Em qual das respostas de cada entrevistado a idade aparece?

QUESTÃO 16: Há um momento em que o leitor fica sabendo que o entrevistado riu, quando respondeu. Que recurso a jornalista usa para dar essa informação ao leitor?

QUESTÃO 17: A diferença que Gregory vê entre o pré-adolescente e a criança está “escondida” na resposta que ele dá. Qual é essa diferença?

QUESTÃO 18: Para Ornella, a vida mudou “porque as coisas que a gente gostava de fazer, hoje não gosta mais”. Quem é “a gente”?

QUESTÃO 19: Segundo a entrevistada “Ornella” coisas que “a gente” gostava de fazer, hoje, a gente não gosta mais. Que coisas são essas que “a gente” gostava de fazer?

QUESTÃO 20: Leia o trecho de um poema a seguir:

Nos mares da vida eu tenho nadado
E nunca me afoguei no mar de ninguém
Este seu açude num afoga nem
Um jegue doente e um bode amarrado
Se você tiver bastante cansado
Se num puder hoje nem continuar
Invente uma dor pra se desculpar
Diga que tá morto que eu paro o show
Ou peça penico que eu também lhe dou
Nos dez galopes da beira mar.

No poema, as rimas dão

(A) beleza aos versos.
(B) irregularidade aos versos.
(C) sentido aos versos.
(D) sonoridade aos versos.

VERSÃO DA ATIVIDADE EM PDF: CLIQUE AQUI.


1A; 2C; 3B; 4A; 5C

6) Itatiaia, medo, amigos, rio, corredeira, bote, galhada, aventuras, criança.
7A
8) baleias, mamíferos, peixes.
9B; 10D; 11C
12) “A verdade é que os morcegos são seres extraordinários. A capacidade de adaptação deles faz com que eles sobrevivam em quase todas as regiões do planeta. Os morcegos só não sobrevivem em regiões de clima muito frio.”
13) A puberdade representa a passagem da infância para a adolescência, ou seja a pré-adolescência.
14) Para evitar que a identidade dos filhos fossem revelada.
15) A idade dos entrevistados aparecem sempre depois da primeira resposta dele.
16) A jornalista escreve entre parênteses a palavra risos.
17) Para Gregory, de 11 anos, criança não namora, já o pré-adolescente pode namorar.
18) Ornella se refere aos pré-adolescentes.
19) Resposta pessoal: Espera-se que o aluno responda que o pré-adolescente não brinca mais com brinquedos infantis (bonecas, carrinhos etc).
20D