Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sexta-feira, 15 de março de 2013

GRAMÁTICA - MODO VERBAL SUBJUNTIVO - ATIVIDADES COM GABARITO

CLIQUE AQUI  PARA A VERSÃO EM PDF.

1. Complete as frases com os verbos entre parênteses, usando o modo e o tempo verbal mais adequado.
a) Se ........... algum acidente com a moto, ele ficaria desconsolado. (acontecer)
b) Mal começo a contar uma história, minha irmãzinha ........... (adormecer)
c) Quando ..........., as ruas ficam às escuras. (anoitecer)
d) Se você .......... selado o envelope, ele não teria voltado. (ter)
e) Embora o rapaz ......... os cães todos os dias, eles sempre voltavam para casa. (soltar)
f) ............ que meu coração está vazio. (parecer)
g) Você ............... as mãos antes de enrolar os docinhos? (umedecer)
h) Se você ............ com seu pai, eu o teria reconhecido. (parecer)
2. Complete as frases usando o pretérito imperfeito do subjuntivo dos verbos entre parênteses.
a) Se eu .............. mais com meu pai, ele me compreenderia. (conversar)
b) Se você .............. a casa, teria o dinheiro necessário. (vender)
c) Se nós ................ o bolo, todos comeriam. (repartir)
d) Pedi-lhes que me ............. (compreender)
e) Mesmo que ............., eles nada conseguiram. (chorar)
f) Ele não permitiu que nós .............. pela janela. (olhar)
g) Gostariam que eu .............. da reunião. (participar)
h) Embora meu marido e eu ............. muito, pouco conseguimos. (trabalhar)
3. Reescreva, relacionando adequadamente os tempos verbais, como no exemplo.
Se eu lhe escrever, ela me perdoará.
Se eu lhe escrevesse, ela me perdoaria.

a) Se eu conversar, atrapalharei a explicação.

b) Se nós tomarmos o remédio, melhoraremos.

c) Se eles pensarem melhor, mudarão de atitude.

d) Se vocês o encontrarem, não o reconhecerão.

4) Complete as frases com o tempo do subjuntivo adequado.
a) Talvez eu ............... mais cedo hoje. (sair)
b) Quero que eles .............. amanhã. (vir)
c) Quando eu ..............., atenda logo. (telefonar)
d) Se você me ................, não ficaria magoado. (escutar)
e) Assim que vocês ................. os cadernos, faremos os exercícios. (trazer)
f) Se vocês ..............., não encontrariam dificuldades na matéria. (estudar)     
REFERÊNCIA
DELMANTO, Dileta; CASTRO, Maria da Conceição. Português ideias e linguegens. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.


CLIQUE AQUI  PARA A VERSÃO EM PDF.


E AÍ, GOSTOU DA PUBLICAÇÃO? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!


GABARITO

1. a) acontecesse
b) adormece
c) anoitece
d) tivesse
e) soltasse
f) parece
g) umedece/ umedeceu
h) parecesse

2. a) conversasse
b) vendesse
c) repartíssemos
d) compreendessem
e) chorassem
f) olhássemos
g) participasse
h) trabalhássemos

3. a) Se eu conversasse, atrapalharia a explicação.
b) Se nós tomássemos o remédio, melhoraríamos.
c) Se eles pensassem melhor, mudariam de atitude.
d) Se vocês o encontrassem, não o reconheceriam.

4. a) saia
b) venham
c) telefonar
d) escutasse
e) trouxerem
f) estudassem


Nenhum comentário: